domingo, 2 de janeiro de 2011

Só o médico é capacitado para diagnosticar e receitar o tratamento certo.

Perigo remédio sem receita

Perigo remédio sem receita

É alarmante o número de pessoas que compram remédios sem receita, sem nenhuma orientação médica. Remédios de uso controlado são vendidos sem nenhuma restrição, como se fosse um simples analgésico.
Várias medicações com a indicação correta, e os usos certos apenas nos trazem beneficio a saúde, não ocasionando nenhum risco, mas usados de forma descontrolada acabam sendo catastróficas, principalmente no uso de anfetaminas, remédios para emagrecer e dos psicotrópicos.
Sem o uso correto, não existem possibilidade de atingirem o resultado esperado, pelo contrário, complicações graves como crises hipertensivas, arritmias cárdias, acidente cerebral vascular e infarto agudo do miocárdio, além da terrível dependência onde muitas pessoas acabam em uma cama de hospital.
Vivemos no tempo em que a sociedade dita regras e culto a beleza, colocando em segundo plano uma vida saudável.
Os remédios no Brasil são classificados em três categorias: livres, de tarja vermelha e de tarja preta. Os menos tóxicos estão na classe livre, que são de um simples comprimido, até os complexos antibióticos e anti-hipertensivos. Estes são livremente adquiridos. Os de tarja vermelha são de média toxidade como antidepressivos, anticonvulsivantes e alguns analgésicos. Geralmente comprados com receita branca em duas vias. Já na categoria da tarja preta encontram-se os muito tóxicos, entre eles sedativos, calmantes e anorecigenos. Apenas com a apresentação da receita e de algum documento podem ser adquirido.
O que leva a maioria das pessoas a se auto medicar é a falta de funcionamento do serviço público, sobretudo da população carente. Preços elevados comparado com o poder aquisitivo da população, falta de rigor e punição para quem os vende sem prescrição médica.
É preciso muito cuidado, mesmo com fototerápicos, cujo uso só tem aumentado. Qualquer remédio apresenta risco, é provado que interação com outros remédios e efeitos colaterais possa até matar.
Antiinflamatórios prejudicam o estômago, o fígado e podem levar a insuficiência renal e pulmonar, podendo causar ainda arritmia cardíaca e morte súbita.
O melhor ainda é a prevenção, nunca deixe de consultar um médico sempre que estiver com algum problema de saúde. Só ele é capacitado para diagnosticar e receitar o tratamento certo. Fique atento quando tomar algum remédio, ele poderá ter algum efeito colateral, caso isso aconteça, procure imediatamente um serviço médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário